post

Muitas pessoas pensam em empreender achando que basta apenas ter uma ideia, um pouco de investimento e pronto: a fórmula mágica vai fazer o negócio acontecer e ser um sucesso. Mas a realidade é bem diferente e talvez um pouco dura.
Abrir uma empresa, independente de seu porte, não é tarefa fácil, seja na parte burocrática ou na fase de criação. Para que tudo funcione da melhor maneira possível, é necessário estar atento aos problemas que podem acontecer antes, durante e depois.

Vamos listar os erros mais comuns que os empreendedores cometem:

1. Não faça tudo por um único cliente
Um erro muito comum é basear tudo o que faz na sua empresa no gosto de um cliente específico. Isso pode ser porque talvez ele seja o mais fiel ou até mesmo o seu primeiro cliente. Não esqueça que mais cedo ou mais tarde ele pode te abandonar e isso vai te trazer muito prejuízos.

2. Não ter fornecedores o suficiente
Comprar sempre nos mesmos fornecedores pode trazer alguns benefícios, como descontos por fidelidade, frete grátis, etc. Porém não esqueça de contar com mais de um fornecedor, pois falhas acontecem e o ideal é que você tenha a quem recorrer em uma situação complicada.

3. Não se planejar
A falta de planejamento é, para mim, o pior erro. Planejar com cuidado os passos de sua empresa pode ser a peça chave para garantia do sucesso, porém alguns empreendedores não o fazem e iniciam a empresa sem um plano de negócios que a sustente a médio e longo prazo.

4. Querer vender a qualquer custo
No desespero para vender, muitas vezes, você acaba não de preocupando com a qualidade do produto. Seu cliente pode não comprar novamente por não ter uma boa experiência inicial. Coloque a qualidade de seu produto/serviço em primeiro lugar.

5. Não se capacitar
Apenas iniciar um negócio sem estudar sua área antes é um erro muito grande. Informação é sempre bem vinda e não tê-la pode ser maléfico para o bom andamento da empresa.

6. Não cumprir prazos
Dar um prazo ao seu cliente para entrega de um produto/serviço e não entregá-lo pode ser fatal. Algumas pessoas deixam de reutilizar o serviço de uma empresa por perder a confiança na qualidade e entrega do que foi pedido.

Procure ao máximo evitar erros que podem ser prejudiciais à sua empresa, pois sabemos que muitas acabam fechando as portas com pouco tempo de vida e isso ocorre justamente pela falta de cuidado e pressa.