post

MEI, ME, EPP ou LTDA: saiba como fazer a abertura da sua empresa em Trairi através desses meios

Na maior parte do tempo, cliente e contador estão em contato, mas esse contato inicial é feio, geralmente, no processo de abertura da empresa onde a contabilidade atua diretamente no processo de abertura ou como um assessor de decisões ao responsável pelo estabelecimento.

Por isso este post foi feito para quem está no caminho da abertura de sua empresa em Trairi, a ideia é auxiliar respondendo todas as dúvidas em questão.

E a primeira coisa que o empresário precisa entender são os mercados de atuação no qual eles pode atuar. Quando inicial, o empreendedor pode atuar de forma individual, abrindo o MEI. Empresas de porte pequeno, podem abrir ME, microempreendedor (ou EPP, empresa de pequeno porte). Agora, sem teto de lucro, a opção que fica é a empresa de sociedade limitada (LTDA).Microempreendedor Individual (MEI)

Para se cadastrar, o dono do empreendimento precisa entrar no site do Portal do Microempreendedor Individual. Isso porque esse trâmite é virtual e a sua função é apenas inserir os números dos documentos que você já tem de cor, geralmente

Para abrir o MEI, os documentos necessários são: são: RG, CPF, comprovante de residência, título de eleitor, comprovante de residência do estabelecimento (caso seja diferente da sua residência pessoal), última declaração do imposto de renda, atividades que a empresa irá exercer e nome fantasia.

A importante frisar que na questão tributária, a abertura da empresa em Trairi é o valor do DAS do Simples Nacional, ou seja, 5% do salário mínimo. Isso deve-se a incentivação fiscal do governo para a abertura do MEI.

 

Por fim, é importante frisar que quem tem MEI não pode contratar ninguém.Microempresa (ME)/Empresa de Pequeno Porte (EPP)

 LTDA

Diferentemente das microempresas, tanto de pequeno porte quanto as individuais, as empresas limitadas não possuem limitação de lucro em seu capital financeiro, mas impreterivelmente precisa ter uma sociedade, sendo assim, formada por duas ou mais pessoas.

A documentação é inicial segue idêntica as dos processo anteriores, sendo: RG, CPF, comprovante de residência, título de eleitor, comprovante de residência do estabelecimento (caso seja diferente da sua residência pessoal), última declaração do imposto de renda, atividades que a empresa irá exercer e nome fantasia.

Para abertura da sua empresa em Trairi pelo sistema LTDA, precisará, também, ter um contrato social. Nisso, é importante que o empreendedor tenha bastante atenção em todas as clausulas.

Nessa modalidade, a abertura de empresa também exigirá uma atenção na qual muitos consideram banais, mas que é importante, que é a escolha do nome. A empresa terá que fazer, nesse caso, uma ampla procura no mercado para não plagiar nenhuma outra empresa.

Após a escolha do nome, preencha a ficha de FCN, prepare a capa e entregue o processo na junta comercial de Trairi.